top of page

Perfil ADME

 

ABSORÇÃO

A Nicotina é um fármaco solúvel em água e lípidos, que na forma livre é rapidamente absorvido pelas vias respiratórias e pelo trato gastrointestinal. Esta substância pode passar através da pele e mucosas, quando se encontra em solução alcalina. Quando o fumo do tabaco atinge as vias aéreas e os alvéolos pulmonares, a nicotina é rapidamente absorvida devido à extensão da superfície alveolar e à dissolução desta substância a pH fisiológico (≈7.4) o que facilita transferências através das membranas celulares. O pH alcalino facilita a absorção da nicotina através das membranas mucosas [1]. 

Quando inalada, pelo fumo do tabaco, a nicotina atinge o cérebro mais rapidamente do que se administrada via IV rápida, são necessário apenas entre 10 a 19 segundos!

 

DISTRIBUIÇÃO

Depois de absorvida, a Nicotina entra na corrente sanguínea e, aproximadamente, 70% é ionizada. A porção que se liga às proteínas plasmáticas não atinge os 5%  [1].

O tempo de semi-vida de distribuição, que descreve o movimento da nicotina desde a corrente sanguínea para os tecidos, é de cerca de 9 minutos. Este é o tempo necessário, após fumar um único cigarro, para se verificarem efeitos a nível do sistema nervoso central.

Segundo Ellenhorn, o volume de distribuição aparente é de 2,0L/Kg em fumadores e de 3,0L/Kg em não-fumadores  [2].

 

METABOLISMO

O metabolismo da nicotina ocorre maioritariamente no fígado (80-90%. Uma pequena porção pode também sofrer metabolização a nível pulmonar. Deste processo resultam a cotinina (70-80%), o principal metabolito, e a nicotina-1-N-oxido, em muito menor escala, na ordem dos 4%. A cotinina resulta de um metabolismo bifásico, no qual a primeira fase é realizada por enzimas do Citocromo P450, nomeadamente a CYP2A6. No final deste processo resulta a 3’-hidroxicotinina, que é encontrado em quantidades significativas na urina.

A semi-vida da nicotina varia entre 1-2 horas e a da cotinina pode ir de 15 -20 horas  [1].

 

ELIMINAÇÃO

A nicotina e os metabolitos que dela resultam são excretados na urina. A pH ácido (<5,5) 23% da nicotina é excretada na forma original. Já a pH básico (8) apenas 2% deste composto é eliminado.

Esta molécula é secretada na saliva e passa para o estômago, onde vai ser capturada pelo suco gástrico e posteriormente reabsorvida ao nível do intestino delgado. Este processo proporciona uma potencial via para a recirculação entérica da nicotina, a qual é conhecida por ser responsável por algumas das oscilações que ocorrem na fase de declínio dos níveis de nicotina no sangue após infusão da mesma via IV ou após a cessação tabágica  [1].

 

 

[1] "INCHEM": http://www.inchem.org/documents/pims/chemical/nicotine.htm# (acedido a 23/05/14)

[2] http://www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=6070&tipo_doc=rcm (acedido a 23/05/14

© 2014 by Ana Aguiar, Ana Pinto and Dora Duarte

  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • SoundCloud Basic Black
  • Twitter Basic Black
bottom of page