
NICOTINA
Tratamento da dependência
Atualmente, são 3 as classes de fármacos aprovadas para apoio à cessação do hábito tabágico:
-
Terapêutica de substituição com nicotina
São utilizados como adjuvantes na cessação dos hábitos tabágicos pastilhas medicamentosa, sistemas transdérmicos, líquido para inalação por pulverização e comprimidos.
Atuam no recetor nicotínico mimetizando ou substituindo os efeitos da nicotina do cigarro. Facilitam a cessação dos hábitos tabágicos através do alívio dos sintomas de abstinência, do reforço positivo e através da dessensibilização dos recetores nicotínicos[1]. São o medicamento de apoio à cessação tabágica mais comercializado em Portugal[2].
-
Bupropiona
Inicialmente comercializado como um fármaco antidepressivo , aumenta os níveis de dopamina e noradrenalina no cérebro, simulando os efeitos da nicotina nestes neurotransmissores. Também apresenta alguma ação como bloquador dos recetores nicotínicos[1]. Atualmente em Portugal, é comercializado o medicamento Zyban®,contendo o princípio ativo cloridrato de bupropiona.É um medicamento sujeito a receita médica, indicado como auxiliar da cessação tabágica, em combinação com apoio motivacional, em indivíduos dependentes de nicotina[3].
-
Vareniciclina
É um análogo da citisina, um alcalóide com algum benefício na cessação tabágica mas com baixa biodisponibilidade oral. É um agonista parcial dos recetores α4 β2 . Quando se liga a estes recetores pode atuar como um agonista parcial da nicotina ajudando a aliviar os sintomas de desejo, mas também poderá atuar como antagonista ajudando a reduzir os efeitos agradáveis do tabaco[1].
Atualmente em Portugal, é comercializado o medicamento Champix®,contendo o principio ativo vareniciclina, sendo um medicamento sujeito a receita médica[4].
Benowitz, N.L. (2009) Pharmacology of Nicotine: Addiction, Smoking-Induced Disease, and Therapeutics.Annu. Rev. Toxicol. 49:57-71
[2] "Direção Geral de Saúde" http://www.dgs.pt/estatisticas-de-saude/estatisticas-de-saude/publicacoes/portugal-prevencao-e-controlo-do-tabagismo-em-numeros-2013.aspx(acedido a 20/05/2014)
[3] "Infarmed" - http://www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=29402&tipo_doc=fi (acedido a 18/05/2014)
[4] "European Medicines Agency (EMA)" - http://www.ema.europa.eu/ema/index.jspcurl=pages/medicines/human/medicines/000699/human_med_000696.jsp&mid=WC0b01ac058001d124 (acedido a 18/05/2014)
