top of page

História 

A Nicotiana tabacum, planta de onde é extraída a nicotina, é originária do continente Sul Americano. Durante vários séculos foi apenas cultivada pelos índios, os quais fumavam as folhas durantes vários rituais, e utilizam a planta por acreditarem ter propriedades insecticidas. Os descobrimentos foram o mote para expandir o seu consumo, uma vez que a descoberta das Américas por Cristóvão Colombo, nos finais do século XV, fez com que na volta os colonizadores introduziram a prática no velho continente. Desde a Europa, a prática de fumar o tabaco expandiu-se depressa para o resto do mundo [1].

 

A nicotina foi isolada, em 1828, das folhas de tabaco, por Posselt e Reiman e, só em 1843, o toxicologista espanhol Orfila iniciou os primeiros estudos farmacológicos deste composto [1].

 

As utilizações recreativas do tabaco foram e ainda são diversas: desde cachimbos, pastilhas, charutos, até aos mais recentes e populares cigarros, que só começaram a ser produzidos na última metade do século XIX, e que representam atualmente mais de 90% do consumo de tabaco no mundo [2].

 

 

 

[1] “Revista Eletrônica Pesquisa Médica”: http://www.fisfar.ufc.br/pesmed/index.php/repm/article/viewFile/169/163

[2] http://www.toxipedia.org/display/toxipedia/Nicotine+-+Introduction+and+History (Acedido a 21/05/14)

© 2014 by Ana Aguiar, Ana Pinto and Dora Duarte

  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
  • SoundCloud Basic Black
  • Twitter Basic Black
bottom of page